quarta-feira, 30 de maio de 2012

COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO TUNEL BINARIO

Túnel Binário já começa a ser escavado na Saúde

Galerias, que terão 6 faixas de rolamento para carros e uma via reservada ao VLT, já despontam na rocha perfurada

Publicado:
Atualizado:

Túnel Binário já começa a ser escavado na Saúde
Foto: Isabela Bastos / O Globo
Túnel Binário já começa a ser escavado na Saúde Isabela Bastos / O Globo
RIO - Quem passa pelo Elevado da Perimetral já pode ver, em meio aos velhos galpões da Zona Portuária, as escavações do túnel sob o Morro da Saúde despontando na rocha. Com três galerias, duas para carros e a terceira destinada a um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a passagem terá 70 metros de comprimento, 9% dos quais já perfurados. O túnel faz parte da futura Avenida Binário, que está sendo construída aproveitando ruas subutilizadas da região, paralelas à Avenida Rodrigues Alves. O Binário terá ainda um segundo túnel, de 800 metros, passando sob o Morro de São Bento e a Praça Mauá. A previsão é que a via fique pronta até dezembro de 2013.
O Túnel da Saúde começou a ser perfurado em outubro passado. Ele terá seis faixas de rolamento para carros — três por galeria. E fará a ligação da Rua da Gamboa (que passa em frente à Cidade do Samba) à Avenida Venezuela e à Via Trilhos (um antigo leito de trem mais usado atualmente como estacionamento de caminhões), ambas do lado oposto do Morro da Saúde.
No canteiro de obras, que fica ao lado do antigo frigorífico Cibrazem, na Avenida Rodrigues Alves, o trabalho segue em ritmo acelerado. Segundo a concessionária Porto Novo, responsável pelas obras, para a perfuração do túnel e abertura da nova avenida, parte do galpão da Cibrazem teve que ser demolido. Quando ficar pronto, o túnel ganhará projeções em concreto para proteger a entrada das galerias nos dois lados do morro. E o paredão de pedras onde o túnel está sendo perfurado receberá um tratamento paisagístico, ganhando vegetação.
Já o segundo túnel do Binário, cujo traçado começa na Rua Primeiro de Março, onde se encontra o Morro de São Bento, ainda não começou a ser escavado. O canteiro de obras no local foi montado em fevereiro, mas, por enquanto, os trabalhos se concentram na construção das paredes laterais da rampa que dará acesso ao túnel. Segundo o assessor da presidência da Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto (Cdurp), Alberto Silva, ainda está sendo discutido como se darão as detonações com explosivos no local, para abrir a galeria, que também terá seis faixas de rolamento:
— Como a região tem prédios do patrimônio histórico e é de grande movimentação, todo o trabalho está sendo discutido em reuniões com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, GEO-Rio, CET-Rio entre outros.
O fechamento da Rua Primeiro de Março, a partir da esquina com a Rua Visconde de Inhaúma, será definitivo. Quando acabarem as obras, esse trecho da Primeiro de Março servirá de acesso exclusivo ao túnel. Haverá ainda uma via lateral de serviço para atender moradores e comerciantes e veículos de emergência da Rua Dom Gerardo.
O Binário tem o propósito de substituir o trânsito local da Zona Portuária, que hoje passa, sobretudo, pela Avenida Rodrigues Alves. A previsão é de que o Binário fique pronto até dezembro de 2013, abrindo caminho para a reestruturação da Rodrigues Alves, que será transformada em via expressa. A via ganhará um túnel de 1.850 metros que cortará boa parte do porto, permitindo o desmonte gradual do Elevado da Perimetral, previsto para acontecer até dezembro de 2015, a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016.
Banco Central já constrói prédios na Zona Portuária
As obras do Binário vêm mudando o panorama na região, com interdições ao trânsito e desvios. Motoristas encontram congestionamentos na Rua Souza e Silva e na Avenida Venezuela, ambas parcialmente interditadas. Terrenos da região também já começaram a dar lugar a obras. O Banco Central já começou a construir um conjunto de prédios administrativos num terreno ao lado da Cidade do Samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário