terça-feira, 29 de maio de 2012

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDA:

O Projeto

A pesar da educação ambiental estar incorporada aos PCN’s ( Parâmetros curriculares Nacionais), a ser desenvolvida de modo transversal na área de meio ambiente e ainda ser contemplada na constituição estadual no Art. 255, em que compete ao estado a defesa, conservação, preservação e controle do meio ambiente, cabendo-lhe em seu parágrafo IV promover a educação ambiental em todos os níveis e proporcionar, na forma da lei, informação ambiental (Pará, 2007), pouco se tem feito para pôr em prática  essas idéias nas escolas públicas do estado do Pará de modo correto e que inclua seguimentos sociais que estão além dos muros da escola. Quando são postas em prática, geralmente, restringem-se a alguns componentes curriculares afins ao tema e a séries em que o assunto é tratado nos conteúdos programáticos de disciplina.
A escola Rio Caeté que durante doze anos (1996-2008) funcionou nas instalações do CAIC, viu aos poucos toda a “superestrutura” que ali havia ser completamente depredada, destruída ou roubada. A partir do dia 06 de agosto de 2008, quando, então, foi inaugurado o novo prédio da Escola, no bairro Vila Nova, todos mostram-se muito preocupados em evitar que aconteça os mesmos problemas pelos quais passou o antigo prédio, tentando implementar alguns projetos de prevenção e conscientização que vá além dos muros da escola.
Levando-se em consideração que a denominação de nossa escola se diferencia das demais, por homenagear um dos maiores patrimônios naturais e culturais de Bragança, o rio caeté, e hoje possui uma filosofia voltada para a promoção da Educação Ambiental no ambiente escolar e fora dele, que envolva toda a comunidade com a adoção de ações concretas que viabilizem dentro do processo educacional conscientização e mobilização acerca da proteção do meio ambiente, o Projeto de Educação Ambiental " jovens estudantes estudanes ambientalistas" da escola Rio Caeté visa principalmente à integração da escola com a comunidade escolar, segmentos sociais organizados e objetiva proporcionar aos participantes (professores, pais, alunos, comunidade e outros) condições adequadas para a formação da consciência ambiental e para a promoção de valores, atitudes e hábitos ligados ao uso responsável dos recursos naturais, patrimoniais,  a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
A escola tem grande papel no desenvolvimento de ações e na conquista de pessoas que possam dispor a construir para a Educação Ambiental transformadora, em que todos estão envolvidos com uma práxis, enfatizando a educação como processo contínuo e permanente, transformando a realidade de vida (Loureiro, 2003), é neste contexto que a educação assume sua parte, seu compromisso com as mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes que devem realizar junto a totalidade dos habitantes de forma permanente, contínua e para todos. Por isso o setor educacional é tão importante e contribui para educação integrada e resgata a função social da escola, que é de proporcionar um ambiente de aprendizagem criativo e transformador que prepare nossos estudantes para a vida e para o trabalho.
Nesta perspectiva, a educação ambiental deve ser colocada como educação para a  cidadania, acima dos interesses particulares visando o interesse geral da humanidade. Assim, o educando é convidado a mudar de postura ou fortalecê-la, a mudar ou fortalecer a sua relação com o meio ambiente, a se inserir na tarefa democrática de fazer prevalecer o interesse coletivo.
A educação é ampla como a vida e precisa durar por toda ela, uma educação que esteja a serviço da população, que aproveite conhecimentos interdisciplinares e as principais formas de atividades da vida humana em sociedade (Silva et al, 2003). Assim, professores, pais, alunos e comunidade cumprem um papel de transformar a sociedade, preparando-a para o futuro.
Desta forma os envolvidos serão participantes ativos que atuarão como multiplicadores, aprendendo e ensinando, praticando os conhecimentos adquiridos em aulas de Geografia, Biologia, Química e demais campos do saber, pois os alunos que desenvolvem atividades práticas conseguem assimilar melhor os conteúdos trabalhados nas disciplinas, sendo capazes construir referenciais teórico-científicos e melhorando significativamente seu aprendizado ligando teoria e prática uma vez que para desenvolvê-las usarão conhecimentos das Ciências, da Matemática e das Linguagens, relevantes na compreensão das questões ambientais mais próximas e estimulem ação para resolvê-las.
Deste modo permitirá o aumento dos saberes que auxiliam na compreensão do mundo e favorecem o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir o mundo e as coisas. ( PCN’s , )

3- OBJETIVOS
3.1 – Geral: buscar à integração da escola com a comunidade escolar, segmentos sociais organizados e proporcionar condições adequadas para a formação da consciência ambiental e para a promoção de valores, atitudes e hábitos ligados ao uso responsável dos recursos naturais, culturais, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
3.2 - Específicos:
ü                Despertar o interesse da comunidade escolar para importância da ação coletiva de vários segmentos para preservação do meio ambiente.
ü                Desenvolver nos alunos capacidades para compreender e identificar problemas ambientais globais, seus impactos, e ações locais que os possibilitam.
ü                Formar alunos críticos e participantes em relação à preservação do meio ambiente e atuantes em sua comunidade.

ü                Propiciar aos envolvidos a troca de experiências, buscando uma abrangência no ensino e a consciência coletiva.

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