quinta-feira, 12 de julho de 2012

CAMISETAS PODERÃO CARREGAR CELULARES

Algodão comum é transformado em condensador
A camiseta que você sempre usa pode um dia carregar seu telefone ceular, se tudo der certo com o trabalho de dois pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul. Xiaodong Li, um professor de engenharia mecânica, e Lihong Bao, aluno de pós-doutorado, transformaram algodão comum em um supercondensador ao mergulhá-lo em uma solução de fluoreto em altas temperatura. O processo não apenas apenas converte fibras de celulose em carbono ativado, mas permite também que o material dobre sem quebrar.
A camiseta provou ser um repositório de energia, e com uma capacidade excepcionalmente alta de armazenagem. Mas Li e Bao não pararam por aí. Para maximizar o potencial do material de carbono ativado, revestiram as fibras individuais com uma nanocamada de óxido de manganês, que melhora o desempenho do tecido ainda mais. “Isto criou um supercondensador estável,” disse Li.
Li, que publicou as descobertas de sua equipe na edição corrente da Advanced Materials, antecipa um futuro no qual a eletrônica será parte de nossas vestimentas. “Nós usamos tecidos todos os dias. Algum dia, nossas camisetas poderão ter mais funções, como por exemplo serem um dispositivo de armazenamento de energia que podem carregar um celular ou um iPad.”
Além de sua capacidade de armazenagem, o supercondensador híbrido é também notavelmente resiliente: seu desempenho não enfraqueceu em mais de 5 por cento após milhares de ciclo de carga-descarga.
O método de Li também tem o mérito de ser mais sustentável que os convencionais. “Métodos anteriores todos usavam petróleo ou materiais químicos perigosos como princípio. Estes processos são complicados e produzem muitos efeitos colaterais daninhos. Nosso método é muito barato e verde, ” disse ele aoEcouterre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário