sexta-feira, 6 de julho de 2012

TRANSITO MUDA NO SABADO


Obras da Avenida Binário provocam mudanças na Zona Portuária no sábado

Linhas de ônibus serão transferidas de terminal, detonações mudam de horário e rua será parcialmente interditada

Publicado:
Atualizado:

Canteiro de obras onde estão sendo construídos os três túneis previstos no Projeto Porto Maravilha
Foto: Márcio Alves / O Globo
Canteiro de obras onde estão sendo construídos os três túneis previstos no Projeto Porto MaravilhaMÁRCIO ALVES / O GLOBO
RIO - As obras de construção da Avenida Binário, na Zona Portuária, provocarão três grandes mudanças de trânsito e na rotina de moradores da área a partir de sábado. Vinte e três linhas de ônibus que fazem ponto final no Terminal Padre Henrique Otte, nos fundos da Rodoviária Novo Rio, serão transferidas para um terminal provisório criado num galpão na Praça Marechal Hermes 63, que fica na vizinhança. Também no sábado, o horário das detonações diárias no canteiro do Túnel da Saúde, na Avenida Rodrigues Alves, que era noturno, passará a ser às 14h. Essa troca exigirá o fechamento de avenidas do entorno por cinco minutos. Haverá mudanças ainda no trânsito da Rua Souza e Silva, que terá um trecho interditado para o início das obras do segundo túnel da Avenida Binário.
A transferência das linhas de ônibus abre caminho para a demolição do Terminal Padre Henrique Otte, que deverá acontecer a partir da próxima semana. O terminal fica na rota de passagem da Avenida Binário. A troca de local do ponto final dos ônibus não acarretará, segundo a concessionária Porto Novo, em alterações significativas nos itinerários da maioria das linhas. As que sofrerão mais mudanças são as linhas municipais 181, 303 e 339. Esses ônibus, que chegavam ao velho terminal passando pela Avenida Rodrigues Alves e as ruas Cordeiro da Graça e Equador, terão que seguir pela Rodrigues Alves até a Rua Pereira Reis, de onde terao que acessar as ruas Santo Cristo e Cordeiro da Graça.
O terminal provisório será aberto ainda em obras. A Rio Ônibus constrói uma estrutura com oito banheiros para os usuários. Até que fiquem prontos, os passageiros terão que usar banheiros químicos que serão instalados no local. A Rio Ônibus começou hoje a distribuir folhetos explicativos e mapas orientando os passageiros. As linhas de ônibus que estacionam no terminal também começaram a ganhar cartazes informativos. Dúvidas podem ser tiradas pelo teleantedimento da Rio ônibus pelo número 0800 886-1000.
Também em função das obras da Avenida Binário, o horário das detonações no Morro da Saúde passam a ser às 14h, todos os dias semana. A medida exigirá bloqueios de tráfego nas vias região por cinco minutos todos os dias. Segundo a concessionária Porto Novo, serão instalados dois painéis de mensagens variáveis nas avenidas Professor Pereira Reis e Rodrigues Alves, avisando das interrupções. A operação dos bloqueios mobilizará diariamente 16 operadores de tráfego, três reboques, duas viaturas leves, uma caminhonete e cinco motos.
De acordo com a concessionária, a mudança de horário levou em conta as necessidades dos moradores do entorno, sobretudo do Morro da Saúde, que tinham que sair de casa todos os dias à noite para a detonação. A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) e a Porto Novo informaram que a evacuação das casas e os bloqueios de trânsito permanecerão pelo menos até agosto, quando uma bateria de testes com sismógrafos medirão o nível de segurança das detonações, para permitir ou não a suspensão dessas medidas.
A terceira mudança acontecerá na Rua Souza e Silva, que será interditada no trecho entre as avenidas Rodrigues Alves e Venezuela. A rua também terá a mão invertida entre a Avenida Venezuela e a Rua Sacadura Cabral para dar fluidez ao tráfego local. As mudanças visam abrir caminho à construção da rampa de saída do segundo túnel da Avenida Binário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário