quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESSE LAUDO É UMA VERGONHA,A VIDA MARINHA FOI CONTAMINADA SIM.

Laudo da PF diz que vazamento da Chevron não causou danos ambientais

Investigação concluiu que nenhuma ave marinha foi afetada pelo acidente

Publicado:
Atualizado:
RIO — Um laudo elaborado pelo Instituto de Criminalística da Polícia Federal concluiu que o vazamento de petróleo em poço da Chevron no campo de Frade na Bacia de Campos, ocorrido em novembro do ano passado, não causou danos à vida marinha.
O laudo, antecipado pelo jornalista Ancelmo Gois na terça-feira em sua coluna no GLOBO, afirma que não há registro de espécime de ave marinha morta ou com condição de saúde desfavorável por causa do vazamento.
A Polícia Federal não informou se o laudo foi anexado ao processo que tramita na Justiça Federal. O delegado federal Fábio Scliar, que elaborou o inquérito, está, segundo fontes ligadas ao caso, impedido de falar sobre o assunto.
O procurador Eduardo Santos Oliveira do Ministério Público Federal de Campos, que acompanhou o processo, disse que é preciso que a Polícia Federal explique como chegou a essa conclusão, porque o fato de não ter evidências dos danos ambientais não quer dizer que eles não existam.
O procurador destacou ainda que esse laudo da Polícia Federal não invalida os outros laudos que acompanham o processo elaborados por vários órgãos ambientais como o Ibama e a Secretaria de Ambiente do Rio e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
— Esse laudo é uma falácia e não vai inviabilizar os outros laudos , inclusive dos órgãos ambientais. Se esse laudo for usar como paradigma irá decretar a impunidade eterna de qualquer atitude ambientalmente incorreta. Não ter peixe morto com o petróleo não quer dizer que não houve dano ambiental. Numa investigação criminal não ter evidência de homicídio, não quer dizer que não houve. Esse é um laudo inconclusivo — afirmou o Procurador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário