domingo, 8 de abril de 2012

100 ANOS DO NAUFRÁGIO DO PODEROSO TITANIC.

Navio refaz viagem do Titanic 100 anos depois do naufrágio

Entre os passageiros, há descendentes de vítimas do desastre

Publicado:
Atualizado:

Mary Beth Crocker Dearing e o marido, Tom Dearing, antes de embarcar no MS Balmoral para refazer a rota do Titanic
Foto: Alastair Grant/AP
Mary Beth Crocker Dearing e o marido, Tom Dearing, antes de embarcar no MS Balmoral para refazer a rota do TitanicALASTAIR GRANT/AP
SOUTHAMPTON, Inglaterra - Descendentes de alguns dos 1.500 mortos no naufrágio do Titanic, que afundou há um século atrás, estavam entre os passageiros de um cruzeiro que zarpou da Grã-Bretanha neste domingo para refazer a rota do lendário transatlântico.
Alguns passageiros usavam roupas de época, incluindo peles e chapéus-coco, ao embarcar no MS Balmoral, em Southampton, na costa sul inglesa. O Titanic, que saiu de Southampton em 10 de abril de 1912 com destino a Nova York, era considerado “inafundável”, mas naufragou em águas geladas na costa de Newfoundland após bater em um iceberg, no dia 15 de abril.
Cerca de 700 pessoas foram resgatadas, mas havia botes de menos para salvar o resto. O desastre marítimo mais famoso da História fascina as pessoas desde então, o que explica por que os passageiros de 28 países pagaram até US$ 13 mil cada um para participar da viagem organizada por uma agência de turismo britânica.
O Balmoral vai seguir a trilha do Titanic, navegando perto de Cherbourg, na França, e depois passando por Cobh, na Irlanda, antes de chegar ao local onde o transatlântico afundou. Lá, no dia 15, haverá uma cerimônia a bordo do Balmoral.
A passageira Jane Allen, cujo tio-avô morreu na lua de mel — a tia-avó sobreviveu ao desastre do Titanic —, disse que não considera “macabra” a viagem.
— Estive em cemitérios da Primeira e da Segunda Guerras em vários lugares do mundo, e creio que é importante lembrar — afirmou ela à BBC.
Os organizadores disseram que 1.309 passageiros fizeram reserva para a viagem. O Baltimore é um navio moderno, mas a viagem de 12 dias tentará recriar a atmosfera da época com pratos e música daquele tempo, além de especialistas fazendo leituras sobre o Titanic.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/navio-refaz-viagem-do-titanic-100-anos-depois-do-naufragio-4523585#ixzz1rUy0qEGp

Nenhum comentário:

Postar um comentário