segunda-feira, 9 de abril de 2012

CHUVA FORTE DA TARDE TALVEZ SE ESTENDA A MADRUGADA TODA.

Chove forte no Centro e na Zona Sul do Rio

Todo o município entrou em estágio de atenção; Aeroporto Santos Dumont foi fechado para pousos pela segunda vez

Publicado:
Atualizado:

Pedestres tentam fugir do alagamento da Rua do Senado, no Centro do Rio
Foto: Marcelo Carnaval / O Globo
Pedestres tentam fugir do alagamento da Rua do Senado, no Centro do RioMARCELO CARNAVAL / O GLOBO
RIO - A chuva que atingiu a Região Serrana no fim de semana já chegou ao município do Rio, que entrou em estágio de atenção às 17h25m desta segunda-feira. Chove forte no Centro do Rio, e em bairros da Zona Sul, como Botafogo, Flamengo, Urca e Copacabana. Os índices pluviométricos, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura, mostram que também há chuva em Madureira, Irajá, Anchieta e Campo Grande. A Zona Portuária é a que registra o maior índice de chuvas neste fim de tarde. Às 17h30m, o pluviômetro da prefeitura instalado na Rua do Livramento registrava uma precipitação de 15mm em apenas 15 minutos, segundo informações do sistema Alerta Rio. A Urca aparecia em segundo lugar, com índice chegando a 9,8mm. Em seguida apareciam Laranjeiras (6,4 mm) e São Cristóvão (6,2 mm). A Bacia da Baía de Guanabara já estava em estágio de atenção desde as 15h40m.
O Aeroporto Santos Dumont fechou para pousos pela segunda vez nesta segunda-feira devido às chuvas. Os voos com destino ao Santos Dumont estão sendo encaminhados ao Aeroporto Tom Jobim. Do meio-dia até as 17h19m desta segunda, as manobras foram feitas com auxílio de instrumentos. A unidade ficou fechada também para pousos das 9h30m às 10h47m, devido a ventos fortes. Durante a manhã, dos 48 voos previstos, quatro atrasaram e dois foram cancelados. Já no Aeroporto Tom Jobim, que opera com o auxílio de instrumentos, houve pequenos atrasos e três voos domésticos foram cancelados.
Em Duque de Caxias, a Defesa Civil registrou vários pontos de alagamento, incluindo a Avenida Presidente Kennedy, principal do Centro. Mas não há notícias de vítimas. Na via, os maiores acumulados na última hora foram registrados na Avenida Brasil, na altura do Mendanha (11,4mm), na Ilha do Governador (3,4mm) e na Penha (1,6mm). Em Santa Cruz da Serra, na Baixada Fluminense, a precipitação chegou a 80mm em quatro horas.
Em Nova Iguaçu, também na Baixada, o Rio Sarapuí transbordou, e o bairro de São Bento está alagado. No centro da cidade, ruas também chegaram a ficar alagadas, o que provocou congestionamentos na região. Lá, caíram 33mm de chuva em quatro horas, e Xérem já acumula 45 mm no mesmo período. O problema chegou também à Rodovia Presidente Dutra, que apresenta pelo menos cinco quilômetros de engarrafamento na altura de São João de Meriti. Já na altura de Nova Iguaçu, na pista sentido Rio, houve pelo menos sete quilômetros de engarrafamento. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chove muito forte em Raiz da Serra, bairro de Magé, com acúmulo de 89mm nas últimas quatro horas. Ainda de acordo com o Inea, todos os rios da Baixada estão em estado de atenção devido à possiblidade de cheias nas próximas horas.
Durante a manhã, choveu fraco no Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca, Itanhangá e na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. Por volta das 6h20m, choveu forte no Alto, segundo o Sistema Alerta Rio. Na estrada que liga as zonas Norte e Oeste e também nas favelas do Vidigal e da Rocinha, foi registrada chuva moderada neste período. Houve relatos de bolsões d'água em algumas ruas da cidade, como a Rua Ituverava, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.
E a chuva já complica o trânsito em vários pontos da cidade. Na Avenida Presidente Vargas há acúmulo de água na pista lateral do sentido Praça da Bandeira. Proximo dali, as Ruas Carmo Neto e Salvador de Sá, na cidade Nova, também há água na pista. Na Zona Sul, há bolsões d'água na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras. O tráfego no bairro é muito lento, principalmente depois da chuva intensa que caiu no início desta noite. A Rua das Laranjeiras tem tráfego parado desde a altura do Largo do Machado até os acessos ao Túnel Santa Bárbara. Quem passa pela Avenida Brasil no sentido Zona Oeste também precisa ter paciência, pois há lentidão do Caju até Bonsucesso. Na Linha Amarela a situação não é muito diferente: tráfego lento em direção à Barra da Tijuca, desde o acesso da Linha Vermelha até Bonsucesso, de Pilares até a praça do pedágio e da Cidade de Deus até a Avenida Ayrton Senna.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/chove-forte-no-centro-na-zona-sul-do-rio-4526528#ixzz1raAEUs9n
NO MUNICIPIO DE MAGÉ CAIU UM VERDADEIRO TEMPORAL EM PIABETÁ,FRAGOSO E PAU GRANDE-TERRA DE GARRINCHA-CHOVEU MUITO FORTE POR CERCA DE 45 MINUTOS ESPERAMOS QUE NENHUM ESTRAGO TENHA OCORRIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário