segunda-feira, 16 de abril de 2012

FEDERALIZOU!


Kirchner apresenta lei para tomar controle de empresa espanhola

Projeto quer colocar sob controle do governo federal a YPF, subsidiária argentina da Repsol

Publicado:
Atualizado:

A presidente Cristina Kirchner segura um frasco com amostra da primeira extração de petróleo feita em seu país/AFP
Foto: DANIEL GARCIA / AFP
A presidente Cristina Kirchner segura um frasco com amostra da primeira extração de petróleo feita em seu país/AFPDANIEL GARCIA / AFP
BUENOS AIRES — A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviou nesta segunda-feira um projeto de lei ao Congresso para tomar o controle da maior produtora de petróleo do país, a YPF, que é a subsidiária argentina do grupo espanhol Repsol. A expropriação foi anunciada por Cristina na televisão, em rede nacional.
Para a expropriação ser concretizada, a lei, enviada para análise em regime de urgência, precisará ser aprovada por dois terços (2/3) dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado, a mesma exigência de votos para reformar a constituição argentina. O governo de Cristina tem maioria no Congresso.
Com a aprovação, a YPF passaria a ser controlada pelo governo federal e as províncias do país também seriam acionistas.
Foi também anunciada uma intervenção do governo na empresa, que começa antes mesmo de a lei ser votada. Foram nomeados interventores o ministro do Planejamento, Julio De Vido, e o vice-ministro da Economia, Axel Kicillof, que virou uma espécie de guru econômico de Cristina Kirchner.
A agência de classificação de risco Fitch reduziu nesta segunda-feira rating (nota) da dívida em moeda local da YPF de “B+” para “B”, horas depois de o governo argentino anunciar a expropriação. A agência também reduziu a nota em escala local de AA+ para AA.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/kirchner-apresenta-lei-para-tomar-controle-de-empresa-espanhola-4659595#ixzz1sF4EEXj6

Nenhum comentário:

Postar um comentário