sexta-feira, 8 de junho de 2012

FALTA DE ORGANIZAÇÃO NO BRT


O novo Transoeste ainda longe de ganhar nota 10

No 1º dia após inauguração, falhas e falta de bilhetes

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RIO - Em seu primeiro dia de funcionamento depois da inauguração, o BRT Transoeste — um dos quatro corredores expressos previstos até 2016 — não ganhou nota 10 dos usuários, mas um ou outro elogio. E algumas críticas. Ontem, famílias se dirigiram até a estação do BRT apenas para um passeio, aproveitando o feriadão, mas tiveram a primeira decepção. Não havia bilhetes suficientes na Estação Alvoradae, inaugurada na quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes. Apenas 50 haviam sido separados para venda na bilheteria.
— Já avisamos ao Centro de Operações e daqui a pouco vai chegar mais uma boa quantidade de bilhetes — apressou-se a dizer um funcionário.
Nove estações do primeiro corredor expresso inaugurado na cidade já estão funcionando, da Alvorada a Pingo D’Água, que fica em Guaratiba, antes de Santa Cruz. As outras 47 estações ainda serão inauguradas. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, mais 22 já devem estar operando até o dia 23 deste mês. Em julho, serão abertas mais cinco estações, totalizando 36 para a conclusão do trajeto da Barra até Santa Cruz. E, em agosto, todas as estações estarão operando, com a inauguração do trecho Santa Cruz-Campo Grande, que terá 20 paradas.
Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Transportes admitiu que o cálculo da carga de bilhetes para ontem subestimou a demanda de usuários, muitos curiosos em conhecer o novo sistema de transporte público. O advogado Wilson Martins, por exemplo, pegou o ônibus articulado na Estação Alvorada com sua mulher, a publicitária Ana Oliveira, e dois filhos.
— Saímos de casa só para conhecer e gostamos. Queria muito ver como ficou o Túnel da Grota Funda. Trabalho como advogado bem no trecho do BRT entre a Barra e Guaratiba. Vou deixar o carro na garagem e usar o BRT para ir ao trabalho — disse o advogado.
Durante a viagem, um pequeno susto. O motorista Davi Pedro dos Santos freou bruscamente. O computador de bordo do BRT emitiu uma mensagem de voz: “Motorista, dirija com cuidado”. Indagado por usuários sobre o porquê da freada, ele explicou que tinha ocorrido alguma falha no sistema. De acordo com o motorista, quando o veículo passa por uma marca na pista a mais de 50 quilômetros por hora, o sinal deve se manter verde, liberando o tráfego.
— Mas isso não aconteceu e eu tive que frear — explicou Davi dos Santos.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes alegou que o sistema está em fase de testes. O que é mais difícil de ajustar, entretanto, é o comportamento de pedestres que atravessam a pista exclusiva, fora da faixa.
— Já vi pessoas atravessando com cavalos — contou o motorista.
Na Estação de Magarça, em Guaratiba, como no primeiro dia, outro problema: a porta do ônibus abriu, mas a da estaçã não. Segundo a Secretaria de Transportes, como a unidade ainda não foi inaugurada, o motorista não deveria ter parado no local.


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