quarta-feira, 13 de junho de 2012

O ONIBUS TINHA MAIS DE 20 MULTAS

Ônibus que matou cinco pessoas e deixou 21 feridas na Avenida Brasil já recebeu 22 multas

Entre as infrações, seis são por excesso de velocidade, três por avanço de sinal e uma por tráfego em faixa errada

Com Extra
Publicado:
Atualizado:

O ônibus que matou cinco pessoas na Avenida Brasil já recebeu 22 multas. Entre as infrações, seis são por excesso de velocidade, três por avanço de sinal e uma por tráfego em faixa errada
Foto: Fernando Quevedo / O Globo
O ônibus que matou cinco pessoas na Avenida Brasil já recebeu 22 multas. Entre as infrações, seis são por excesso de velocidade, três por avanço de sinal e uma por tráfego em faixa errada Fernando Quevedo / O Globo
RIO - O ônibus da linha 484 (Olaria-Copacabana) que invadiu um ponto na Avenida Brasil e deixou cinco pessoas mortas e 21 feridas, na noite desta terça-feira, recebeu 22 multas desde 2009. Entre as infrações do veículo com placa KUZ 7758, seis são por excesso de velocidade, três por avançar o sinal vermelho e uma por trafegar na faixa errada. As multas referem-se ao ônibus e não a um mesmo motorista. O veículo foi fabricado em 2008 e está com a vistoria em dia.
A linha 484, que era da Breda Transportes e mudou para a razão social City Rio - pertence ao consórcio Internorte e ocupa o 3º lugar no ranking de coletivos que entre março e abril enguiçaram na cidade. De acordo com dados da prefeitura, foram 641 ônibus enguiçados. Desses, a CET-Rio confirmou que 400 eram da Fetranspor: intermunicipais, ou dos consórcios - sendo 400: 28% são do Consórcio Santa Cruz, que toma conta da Zona Oeste; 22% são do Consórcio Transcarioca, Barra e Jacarepaguá; 19% são do Internorte; 16% são do Intersul; e15% são intermunicipais.
O ônibus seguia no sentido Olaria, na pista lateral, na altura da passarela 3, quando o motorista perdeu o controle. Depois de atropelar várias pessoas no ponto, o veículo derrubou um muro e ficou preso. Os feridos foram levados para os hospitais Souza Aguiar, Bonsucesso, Andaraí e Getúlio Vargas, após passarem por UPAs. Segundo a administração da UPA da Maré, mais de 20 pessoas passaram pela unidade. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram para hospitais porque na UPA não há ortopedistas. Os feridos foram levados para o Souza Aguiar, no Centro, Hospital Federal de Bonsucesso e Getúlio Vargas.
Três pessoas levadas para o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) já receberam alta médica. No total, quatro pessoas foram levadas para essa unidade. Rosária Maria de Souza Farias, de 52 anos, e Jaqueline Alves Barbosa, de 45, sofreram escoriações sem gravidade. Júlio César Ferreira dos Santos, de 32, teve uma fratura, mas também já foi para casa. Apenas Edneide de Oliveira, de 17 anos, aguarda avaliação médica por ter sofrido uma pancada na cabeça.
As vítimas fatais são Thaís Fidélis da Silva, de 14 anos; Monique Rocha Marques, de 24; Márcia Adriano Lourenço Pacheco de Oliveira, de 33; Cátia Cândido, de 14; e Maurício Xavier, de 34.
Na hora do acidente, por volta das 21h40m, ainda de acordo com PMs, o ponto de ônibus estava cheio, com cerca de cem pessoas. O ônibus desgovernado avançou na calçada e ainda derrubou parte de um muro. Algumas vítimas ficaram sob os escombros e precisaram ser resgatadas. Uma mulher que estava embaixo do ônibus foi retirada e seu estado é grave. Já o motorista do veículo ficou preso às ferragens e quebrou as duas pernas, segundo bombeiros. Pelo menos cinco ambulâncias foram enviadas para o lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário