sexta-feira, 8 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE:

Maratona de eventos ambientais movimenta a cidade da Rio+20

Dezenas de debates, seminários e exposições estão previstos para serem realizados no Rio até o final de junho

Publicado:
Atualizado:

Cristo de verde na contagem regressiva para a Rio+20
Foto: Divulgação
Cristo de verde na contagem regressiva para a Rio+20 Divulgação
A Rio+20 vai fazer com que a cidade seja, em junho, a capital ambiental mundial. Além da Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, diversos outros eventos pintam de verde o Rio. Abaixo, alguns exemplos:
JUNHO
Exposição Oceanos
O Centro Cultural Correios (Avenida Visconde de Itaboraí 20, Centro) recebe a exposição Oceanos até o dia 1° de julho (terça a domingo, de 12h às 19h, entrada franca). São 35 fotos inéditas captadas pela equipe de realização do filme "Océans", de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud.

Nós do mundo
Imagens, áudios, vídeos e atividades interativas fazem parte da exposição Nós do mundo, no Museu da Vida. O objetivo é mostrar temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação do meio ambiente. Em cartaz até o dia 28 de julho (campus da Fiocruz em Manguinhos, Avenida Brasil, 4365), a entrada é gratuita, mediante agendamento, de terça a sexta, das 9h às 16h30m. Aos sábados, visitação livre das 10h às 16h. Informações e agendamento: 2590-6747 e recepcaomv@coc.fiocruz.br.

Green Nation Fest
Competição e mostra de cinema e novas mídias; feira interativa; e seminário internacional. O GreenNationFest será realizado no Museu de História Natural do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, entre os dias 31 de maio e 7 de junho. O evento conta com o apoio da TV Globo e do Pnuma. As inscrições para a competição e mostra de cinema e novas mídias estão abertas até o dia 1º de maio de 2012.

Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente será realizada entre os dias 3 e 9 de junho. O tema será “Economia Verde: Ela te inclui?”. Haverá eventos em todo Brasil. Grande parte da programação será realizada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Agrotóxicos
Segurança alimentar é um dos temas da Rio+20. A Fiocruz promove, nos dias 4 e 5 de junho, o Seminário de Enfrentamento aos Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e no Meio Ambiente. O encontro será realizado entre 9h e 17h no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, em Manguinhos.

Encontro de jovens ‘Youth Blast’
Organizado pelo ‘Major Group’ da Rio+20 de Crianças e Jovens, de 8 a 12 de junho, o Youth Blast tem como objetivo capacitar as crianças e jovens presentes na Rio+20; oferecer treinamento em liderança; e proporcionar um espaço para os jovens partilharem as melhores práticas para implementação de soluções e participação na tomada de decisões em nível internacional.

Glob-All Mix
Cartazes sobre sustentabilidade, feitos pelos 30 maiores designers do mundo participarão da exposição Glob-All Mix, com curadoria do designer Felipe Taborda, no Planetário da Gávea, de 10 de junho a 10 de julho.

TEDxRio+20
Em parceria com a ONU, TEDxRio+20 será realizado nos dias 11 e 12 de junho no Forte de Copacabana. Já estão confirmadas as participações de Jarbas Agnelli (videomaker), Hans Donner (designer gráfico), Severn Suzuki, (ambientalista), Nilton Bonder (rabino), Vik Muniz (artista), William Kamkwamba (construiu sozinho dois moinhos de vento que geraram energia pra sua casa), José Maria Gomes Neto (astrólogo, escritor e conferencista), Jessica O. Matthews (criadora da sOccket, uma bola que gera e acumula energia a cada chute), Marina Silva (política), Jim Robbins (escritor e jornalista), Natalie Jeremjenko (bioquímica, física, neurocientista, professora, engenheira e artista), João Lammoglia (jovem, inventivo e premiado), Fabien Cousteau (filho de Jean-Michel Cousteau e neto de Jacques-Yves Cousteau, cineasta aquático), Laurence Kemball-Cook (engenheiro que desenvolveu um projeto sustentável que vai ser atração nos Jogos Olímpicos de Londres, o Pavegen), entre outros.

Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável
O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável está previsto para os dias 11 a 15 de junho. O evento terá discussões científicas interdisciplinares.

Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACTRio+20)
Os participantes da Comissão Coordenadora do Grupo Pop Ciência na Rio+20 promovem a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACTRio+20). O evento irá reunir cerca de 120 trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio, além de convidadas especiais de outros estados. A feira acontece nos dias 12, 13 e 14 de junho, em uma área de 700 m² no Armazém 4 da zona portuária, que fica na Avenida Rodrigues Alves, s/ nº, Centro.

Ministério do Meio Ambiente e Rio+20
Produção e Consumo Sustentável. Resíduos Sólidos e Reciclagem. Produtos químicos industriais e sustentabilidade. Juventude e Sustentabilidade. Esse serão alguns dos temas discutidos no ciclo de debates, evento paralelo organizado pelo MMA no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) entre os dias 11 e 15 de junho. Todos os debates acontecerão no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, menos o debate sobre Certificação, que será sediado no Solar da Imperatriz. A cada dia, um tema: 11/06, às 9h30 - Unidades de Conservação; 11/06, às 14h30 - Florestas; 12/06, às 9h30 - Produção e Consumo Sustentáveis; 12/06, às 14h30 - Resíduos Sólidos e Reciclagem; 13/06, às 9h30 - Juventude e Sustentabildiade; 13/06, às 14h30 - Empreendedorismo Verde; 14/06, às 9h30 - Químicos; 14/06, às 14h30 - Sustentabilidade no Sistema Financeiro; e 15/06, às 15h - Certificação.

Reunião preparatória para a RIO+20
A última reunião preparatória para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será realizada entre os dias 13 e 15 de junho.

Global Town Hall
O Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20) será realizado entre os dias 13 e 22 de junho. Prefeitos e funcionários de governos locais de todo o mundo abordarão como podem contribuir da melhor forma para proteger bens comuns globais.

Rio Conventions Pavilion
Convocada pelas Secretarias dos três acordos ambientais globais surgidos na Cúpula da Terra de 1992 – a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção da ONU sobre Biodiversidade, juntamente com o 'Global Environment Facility' e outros parceiros – o Rio Conventions Pavilion será realizado entre os dias 13 e 22 de junho. Entre os temas debatidos, oceanos, cidades, economia verde, gênero e desenvolvimento.

RIO CLIMATE Challange (RCC) – Rio/Clima
Depois de uma reunião preparatória, em Recife, de 13 a 15 de abril, o RCC será realizado no Rio, entre 14 e 17 de junho.

Espaço Ciência Viva
E nos dias 13, 15 e 18 de junho, das 9h às 17h, o Espaço Ciência Viva estará aberto a toda a comunidade com atividades e dinâmicas que estarão em sintonia com os assuntos tratados na Conferência Rio+20. A programação faz parte do Roteiro Cultural de Museus Rio+20, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Sobre esta mesma temática, o Sábado da Ciência "A Água da Terra", marcado para o dia 31 de junho, das 14h às 17h, abordará atividades como a construção de composteiras, oficina de fogão solar, de reciclagem de óleo de cozinha usado e fabricação de sabão.

Espaço Interativo
Entre os dias 13 e 24 de junho, o Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, será destinado à mostra de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) relazionados a sustentabilidade. Serão 625 m²destinados a diversos projetos, como um filme em 3D que apresenta o AmazonTech. O local ficará aberto das 11h às 19h, de segunda a sexta, e das 10h às 19h, aos sábados e domingos.

Ciclo de debates em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 14 de junho, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, representantes do Sebrae e especialistas vão debater o tema empreendedorismo sustentável. O evento, realizado pelo Sebrae, será aberto pelo presidente da instituição, Luiz Barretto, e pelo presidente do Conselho Deliberativo Nacional, Roberto Simões. A pauta será debatida por Sônia Maria da Silva, presidente da cooperativa brasiliense 100 Dimensão, Aron Belinky, especialista em sustentabilidade, consumo e meio ambiente da Vitae Civilis, e André Vilhena, diretor do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). A mediação do debate será feita pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Cúpula dos povos
Entre os dias 15 e 23 de junho, está prevista a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. O evento será realizado no Parque do Flamengo. O evento mobilizará 150 organizações e movimentos sociais.

Sebrae
Estão abertas as inscrições para micro e pequenos empreendedores se capacitarem na Tenda Sebrae Educação, que a instituição vai promover no Aterro do Flamengo entre os dias 15 e 23 de junho. O evento faz parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, programada para esse mês.
No mesmo período e local, também serão realizadas a Mostra Sebraetec, que apresentará tecnologia sustentáveis para pequenas empresas, e a Feira do Empreendedor - Oportunidade de Negócios Verdes, em que 24 oportunidades nascidas com a economia verde serão apresentadas e quando essas empresas, divididas em duas turmas, mostrarão técnicas e maquinário para tornar um negócio sustentável.

CDES
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) convida para participação nos debates que está promovendo entre os dias 15 e 19 de junho, no Rio de Janeiro, antecedendo a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. As atividades estão culminando um processo amplo de envolvimento do CDES na preparação da Rio+20 que gerou, entre outros, o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, subscrito por mais de 70 instituições, que defende que a sustentabilidade do desenvolvimento está vinculada a aspectos econômicos, sociais e ambientais tratados com a mesma prioridade e articulados em uma dinâmica voltada para o bem-estar de todos. O documento foi entregue à presidenta Dilma Rousseff.

Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20
De 15 a 18 de junho, o Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 reunirá líderes de empresas, acadêmicos e representantes da sociedade civil que mostrarão soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento sustentável.

FGV
A Fundação Getúlio Vargas promove uma série de eventos. O Encontro mundial de juristas ambientais para a Rio+20 conta com o apoio de outras instituições e será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho no Jardim Botânico. No dia 18, o debate será na própria FGV: "Direito à energia no contexto do desenvolvimento sustentável". Já no dia 19, também na Fundação, outro debate vai tratar de governança do desenvolvimento sustentável.
Entre os dias 20 e 21 de junho, na FGV, um evento vai abordar os desafios jurídicos do desenvolvimento sustentável sob duas perspectivas: possíveis caminhos para a economia verde e estratégias para a governança do desenvolvimento sustentável. Um curso está previsto para os dias 23 a 30 sobre "Práticas, poder e conhecimento no gerenciamento participativo das florestas".

Meu Meio
De 15 de junho a 12 de agosto, a mostra Meu Meio estará em cartaz no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com o selo da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio +20, o evento tematiza a delicada relação entre homem e meio ambiente, integrando artistas, curadores e designers como Carlos Nader, Angelo Venosa, Leandro Lima e Gisela Mota. A mostra foi idealizada por Marta Porto e a curadoria é de Marcello Dantas. São quatro temas (corpo, florestas, água e cidades) e dois eixos (equilíbrio e efeito borboleta). A entrada é gratuita.

Diálogos sobre Sustentabilidade Global
Organizado pelo governo brasileiro entre os dias 16 e 19 de junho, o evento Diálogos sobre Sustentabilidade Global é dividido em nove tópicos, que serão debatidos em quatro dias. Representantes da sociedade civil e especialistas renomados buscam por soluções inovadoras para as questões de sustentabilidade global.

Conferência Bienal da Sociedade Internacional de Economia Ecológica
A segunda Conferência Bienal da Sociedade Internacional de Economia Ecológica está prevista para os dias 16 a 19 de junho.

Ideais Justas
Entre os dias 16 e 17 de junho, o IEDD organizará na PUC uma combinação de sessões plenárias, mesas-redondas, seminários e oficinas.

Cúpula Parlamentar Mundial de Legisladores
Organizado pela GLOBE International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado), esta cúpula mundial inédita de legisladores pretende conduzir os compromissos internacionais para a legislação nacional, além de fiscalizar o cumprimento das propostas que os governos fazem. O evento será realizado de 17 a 19 de junho.

Congresso Mundial de Justiça, Governança e Direito para Sustentabilidade Ambiental
O Congresso Mundial de Justiça, Governança e Direito para Sustentabilidade Ambiental está marcado para os dias 17 a 20 de junho.

Cidades Sustentáveis
No dia 18 de junho, no Forte de Copacabana, A ONU-Habitat e a prefeitura estão organizando uma série de eventos e conferências dirigidas ao público em geral e aos meios de comunicação para discutir desafios e oportunidades das áreas urbanas no século 21.

Seminário Sebrae+20
O evento, voltado para "As oportunidades e os desafios da sustentabilidade para os pequenos negócios", será realizado no dia 18 de junho, às 14h, no auditório CNO do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca. Luiz Barretto, presidente do Sebrae, e Roberto Simões, presidente do Conselho Deliberativo Nacional, abrirão o seminário. Ações nacionais da instituição e experiências internacionais serão contadas por representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Agência Alemã de Cooperação GIZ.

Lançamento da norma 14005
O Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançarão a Norma ISO 14005, uma espécie de “ISO da Sustentabilidade”, que facilitará o fornecimento de certificados de gestão ambiental. A ISO 14005, reconhecida internacionalmente, custa R$ 164,70, sendo que a empresa pagará apenas um terço do valor (R$ 54,90). O restante será dividido entre as duas instituições. O lançamento será realizado no Parque do Flamengo no dia 19 de junho, às 14h.

Rio+Social
O Rio+Social reunirá, no dia 19, os mais inovadores agentes jovens e as vozes públicas mais influentes para discutir como a tecnologia pode ser usada para criar uma mudança inspirada a partir da cidadania e das mídias digitais. A organização é da Fundação das Nações Unidas (UN Foundation) com parceiros Ericsson, Mashable e 92nd Street Y.

Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável
Entre 19 a 21 de junho, será realizado o Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável, que vai reunir mulheres chefes de Estado e de Governo e outras mulheres líderes e defensores da igualdade de gênero.

Side Event Sebrae
No dia 20 de junho, às 11h, o painel promovido pelo Sebrae abordará a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento sustentável. O evento será realizado no Riocentro, pavilhão 3, sala 5.

RIO+20
A sessão de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 terá início na quarta-feira, 20 de junho de 2012, às 10h. O encerramento será no dia 22.

Energia Sustentável para Todos
Compromissos estratégicos multissetoriais deverão ser anunciados neste evento especial em temas como acesso a energia, eficiência energética e soluções de energia renovável, com a participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e dos co-presidentes do evento: Kandeh Yumkella, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), e Chad Holliday, presidente do Bank of America, junto com outros líderes de governo, do setor privado e da sociedade civil. No dia 21.

Relatório do Painel do Secretário-Geral da ONU sobre Sustentabilidade Global
Os membros do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global apresentarão as principais recomendações feitas em seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que também participará do evento. São esperadas importantes recomendações para a formação de um consenso sobre as decisões da Rio+20 e após a Conferência.

Plasticidade
O Plasticidade Rio’12 será o único evento sobre plásticos a constar da agenda das Nações Unidas durante a Conferência Rio+20. O evento, promovido pela Ocean Recovey Alliance, de Hong Kong, será realizado no dia 21 de junho, das 8h30m às 17h, no Complexo Victória, do Jockey Club Brasileiro, na Rua Mário Ribeiro 410. Entre os colaboradores do Plasticidade Rio’12 estão a Fundação Clinton, o PNUMA, o Earthwatch, o NRDC, o Google, a Missão Azul/Google Ocean, ao lado de inovadores e empreendedores. Haverá tradução simultânea disponível. E as inscrições, pagas, poderão ser feitas no site www.plasticityforum.com.

Seminário Internacional das Redes e Movimentos sobre a Rio+20
O Seminário Internacional das Redes e Movimentos sobre a Rio+20 ocorre nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. No último dia, haverá uma plenária aberta de mobilização, para a qual se espera um público de 500 pessoas. O evento ocorre no Instituto Bennett, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário